A história de mais uma música com nome de mulher: Tereza da Praia

Dick e Lucio Esse grande sucesso, composto em 1954 por Tom Jobim e Billy Blanco, foi lançado pelo famoso e saudoso dueto: Dick Farney e Lúcio Alves.

A canção “Tereza da Praia” fala sobre dois homens que disputam uma mesma garota que conheceram no Leblon (bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro).

Conta-se que, na época, existia uma rivalidade entre Dick Farney e Lúcio Alves e, então, os compositores da canção insistiram para que os dois cantassem juntos, a fim de promover a pacificação.

Foi Tom quem procurou Billy com a idéia de uma música que reunisse Dick e Lúcio, que o público supunha inimigos pessoais.

O nome de Tereza, foi escolhido por Billy Blanco, e era também o nome da mulher de Tom.

Sobre essa coincidência, de ser a então mulher de Tom Jobim homônima da personagem, Billy Blanco esclarece em seu livro ‘Tirando de Letra‘: “Lamento desapontar críticos, jornalistas e boateiros: Tereza da praia é figura absolutamente fictícia”.

A música foi o primeiro grande sucesso de Tom Jobim e Billy Blanco.

Vamos curtir e compartilhar esse sucesso, em sua gravação original.

The Point Carioca - Blog

2 comentários sobre “A história de mais uma música com nome de mulher: Tereza da Praia

  1. Virgilio Gaspar. 4 04+00:00 dezembro 04+00:00 2019 / 18:58

    Me amarro nessa música. Roberto Carlos e Caetano Veloso também gravaram. Como exemplo, o DVD Roberto e Caetano e a música de Tom Jobim. Excelente regravação. Aliás, todas a músicas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário