E, já que falamos em BR-3…

Tiberio GasparTibério Gaspar Rodrigues Pereira, conhecido como Tibério Gaspar (11/9/1943 – Rio de Janeiro, RJ),  compositor, produtor musical e violonista autodidata. Ingressou na Faculdade de Engenharia, mas abandonou o curso para dedicar-se à música.

Iniciou sua carreira profissional em 1967.

Trabalhou em parceria com Antônio Adolfo, com quem compôs “Sá Marina” (inspirado em uma professora da cidade de Anta), no ano de 1968. Foi o seu maior sucesso. Gravada em original por Simonal, com grande repercussão, e em 2002, por Ivete Sangalo. No exterior, ela recebeu o nome “Pretty World“, em versão de Marylin e Allan Bergman, gravada por Sérgio Mendes, Stevie Wonder e, depois, por Earl Klug, que foi prêmio de melhor disco de jazz, além de outros.

Em 1970 venceu o V Festival Internacional da Canção (FIC) com “BR-3” (c/ Antônio Adolfo), defendida por Tony Tornado e Trio Ternura.

Vejam o vídeo do momento da premiação de BR-3 no V FIC:

Como toda música de sucesso, BR-3 teve sua história contada de maneiras diferentes da verdadeira.

Para esclarecer, pesquisamos na internet e encontramos a resposta dada pelo compositor.

Leiam parte da matéria publicada no site Velhos Amigos, em 23/12/2002, de Maria de Lourdes Micaldas (LOU), entrevistando Tibério Gaspar :

LOU – Existe um triste episódio sobre a BR3 e o tempo da ditatura?
TIBÉRIO – Foi uma música polêmica que causou muito problema pra mim. Fui chamado no SNI porque houve um boato que a música “BR3” era a veia do braço, era o hino do toxicômano. Isso foi uma notícia forjada pelo Ibrahim Sued, em complacência com a parceria de um General, já falecido, e eu tive que enfrentar um pouco essa situação estranha e esse estigma me acompanhou um pouco. Fui chamado no SNI pra esclarecer não só esse fato, mas como também o medo que eles tinham na época que o Tony Tornado fosse um líder negro que pudesse causar uma turbulência social. E daí, desfeitos os mal-entendidos, a gente continuou, mas eu fiquei um pouco guardado na geladeira. Na Revolução, essa Pseudo-Revolução, as gravadoras temerosas me congelaram.

LOU – Você chegou a ser preso?
TIBÉRIO – Não, eu cheguei a ser chamado no Ministério da Guerra e entraram numa conversa pra via dos fatos comigo.

LOU – Chegou a ser torturado?
TIBÉRIO – Não, torturado não, nem preso. Fui ameaçado.

LOU – Teve que sair do País?
TIBÉRIO – Não tive que sair do País, porque eu calei a minha boca. Mas tive que enfrentar um certo ostracismo imposto pelas gravadoras que não queriam deixar que gravasse minhas músicas e aí tive um hiato na minha carreira. Então, nesse disco, escrevi um rap que se chama “A História da BR3”.

BR-3
(Tibério Gaspar)

A BR-3 era somente uma estrada
Que ligava o Rio de Janeiro a Belô
Mas alguém falou que era a melô da picada
E um cara mau-caráter publicou o caô.
Dizendo que essa estrada era uma veia do braço
E que era o papo que rolava entre drogado e vapor,
Numa tentativa de tirar do fracasso
Um livro sobre drogas de um falso escritor.

A gente corre na BR-3.
A gente morre na BR-3. (BIS)

A BR-3 era o que a gente vivia,
Em cada um crime em cada reta o terror.
Um dia virou noite e toda noite era fria,
E a gente ficou surdo, mudo e cego de dor.
Havia dedo duro pau-de-arara e censura
E muita gente boa se mandou do Brasil.
A lei da ditadura era porrada e tortura.
Pra quem não concordasse: baioneta e fuzil.

A gente corre na BR-3.
A gente morre na BR-3. (BIS)

Agora que vocês estão por dentro dos fatos
É chegada a hora de dar nomes aos bois.
Enquanto a nossa imprensa como Pôncio Pilatos
Lavava suas mãos e se calava depois,
O tal do colunista e o mafioso comparsa,
Um burro que deu certo e um gorila escritor,
Uniram seus talentos e montaram essa farsa
Pra tomar carona no sucesso do autor.

A gente corre na BR-3.
A gente morre na BR-3. (BIS)

LOU – Quem era o presidente nessa época?
TIBÉRIO – Era o Emílio Garrastazul Médici, em 1970. Aí houve a divulgação dessa notícia do Ibrahim Sued e David Nasser, dizendo que a música era uma veia do braço e tudo mais. E isso me deu um prejuízo muito grande. Na íntegra, por trás disso, estava o lançamento de um livro chamado “Tóxico”, do General chamado Jaime Graça, que já faleceu também. E esse general colocava a “BR3” como sendo uma música de tóxico. No trecho que dizia “Há um foguete rasgando o céu, cruzando o espaço. E um Jesus Cristo feito em aço, crucificado outra vez…” Ele dizia que eu queria dizer que era uma seringa que vem do céu cruzando o braço, uma agulha feita em aço pra espetar outra vez. Ele transcreveu isso no livro dele. Eu não pude me defender porque todos os direitos civis nessa época estavam cerceados. Só através da Justiça Militar. E ficava complicado porque o cara era general do exército. Além disso, fui chamado no SNI, que era na época chefiado pelo João Figueiredo, já falecido, e fui interrogado por quatro coronéis. Um dos quatro virou general e era o Ronaldo Costa Couto, que foi o porta-voz do Figueiredo no governo e isso tudo já com a preocupação que o Tony Tornado fosse um líder negro, tipo Stokler Carmichael, versão tupiniquim do Black Panther americano. Tudo isso era uma coisa muito complexa. Então eu procurei trazer tudo isso pra dentro da música, em cada curva um crime, entendeu?

LOU – E você foi absolvido?
TIBÉRIO – Pela minha consciência e por Deus.

LOU – E você foi a julgamento?
TIBÉRIO – Não fui não. Fui chamado lá e expliquei.

LOU – Você estava no SNI com essa gente toda, com esses coronéis todos. Você explicou e eles aceitaram o argumento?
TIBÉRIO – Eu mostrei que não era nada disso. Que o Tony Tornado, na época, que se ele fosse um líder negro, ele continuaria o romance com a pretinha dele e não ia separar dela pra colar com a Arlete Salles. Aí a história dele virou café com leite. No meu caso foi uma invenção, uma coisa fabricada por esses caras. Eu levei isso ao conhecimento deles. Então eles arrefeceram.”

Agora, vejam o vídeo do “Show 40 anos de Estrada”, do cantor e compositor Tibério Gaspar com participação de Tony Tornado, no ano de 2006, interpretando BR-3 (original) e o Rap contando a História:

A MPB e suas histórias…

Saudades dos bons tempos de Festivais !

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letra da Música:

Fontes:

Deixe um comentário