Cachaça Mecânica, e sua polêmica

Erasmo Carlos A música de nosso post de hoje foi lançada em um single (compacto simples) de vinil, em 1973.

Gravada por Erasmo Carlos, composição dele e de Roberto Carlos, fez um grande sucesso, nesta nova fase da carreira do cantor.

Na época surgiram críticas a canção, com alegações de que seria plágio de uma composição de Chico Buarque.

Mas, nada foi provado e/ou discutido, muito menos houve processo judicial sobre a questão levantada pela crítica.

Em uma artigo do site Gazeta de Alagoas (para ver o artigo clique aqui), Erasmo Carlos fala sobre a polêmica em torno da canção:

  • Cachaça Mecânica”, pela métrica e pela temática, tem mesmo raízes em “Construção”, do Chico Buarque?
  • Houve uma polêmica muito grande, porque acharam que eu estava plagiando “Construção”. E eu fiquei preocupado com isso, mesmo sabendo que não era plágio. Eu tinha medo de ter feito algo sem querer e alguém pensar que eu havia agido de má-fé. Até o dia em que o próprio Chico falou que não era plágio e tirou um peso das minhas costas.

Bem, polêmica a parte, vale a pena curtir e compartilhar esse grande hit.

No vídeo Erasmo Carlos interpreta a canção com Anna Ratto, faixa do DVD Anna Ratto ao Vivo, lançado em 2015.

A música foi sucesso em vários países, em diversos álbuns internacionais de Erasmo Carlos.

The Point Carioca - Blog

2 comentários sobre “Cachaça Mecânica, e sua polêmica

  1. Virgilio Gaspar. 11 11+00:00 outubro 11+00:00 2019 / 20:59

    Não conhecia essa cantora. Legal.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário