A história da música Dindi

Sylvinha Telles - Tom Jobim - Marcos Valle“Dindi” é uma canção composta por Antônio Carlos Jobim com letras de Aloysio de Oliveira.

Muitos acreditam que Tom Jobim escreveu a canção especialmente para Sylvia Telles, cantora brasileira cujo apelido era Dindi.

Mas, a verdadeira história é esta :

“Dindi”, ao contrário do que pensam muitas pessoas, não foi composta para Sylvinha Telles, nem para pessoa alguma. Era o nome de um lugar próximo a Petrópolis. Havia uma fazenda que chama-se “Dirindi” de onde veio esse nome em diminutivo. Essa história, que muitos já conheciam, foi confirmada por Helena Jobim, irmã do compositor em seu livro.

“Ele via o rio passar, roncando nas pedras, as águas espumaradas. Aquele ruído o apaziguava. Na outra margem, começava o pasto que ia dar no morro do Dirindi. ‘Dindi’ não era, como muitos pensavam, um nome de mulher. Mas sim toda aquela vasta natureza e seus segredos”, narra Helena Jobim, irmã de Tom, no livro “Antônio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado” [Ed. Nova Fronteira].

The Point Carioca

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Letra da Música:

15 comentários sobre “A história da música Dindi

  1. Populina - Ademar Amâncio (@Ademaramancio1) 5 05+00:00 agosto 05+00:00 2021 / 13:27

    A melhor versão dessa música na voz da Gal é uma que ela está sentada ao lado do maestro soberano – A Gal só canta bem ao vivo se tiver sentada,eu acho que o diafragma ajuda,rs – No estúdio a cantora sempre foi perfeita.

    Curtido por 1 pessoa

    • Alexandre Santos 6 06+00:00 maio 06+00:00 2023 / 17:41

      Oi José Roberto, sou morador da Cidade de São José do Vale do Rio Preto-RJ, cidade que abriga a localidade conhecida como Dirindi, e realmente o sítio da família do Tom Jobim, fica em frente ao afloramento rochoso que compõe parte do Dirindi e que inclusive nos dias atuais abriga a Reserva Biológica do Dindi. ( nome dado em homenagem a canção composta por Antônio Carlos Jobim).

      Curtido por 1 pessoa

      • Sergio Figueiredo 6 06+00:00 maio 06+00:00 2023 / 23:42

        Obrigado pelo comentário. Aproveite para assinar como seguidor do Blog. Abraços.

        Curtir

  2. Samantha 8 08+00:00 março 08+00:00 2023 / 16:40

    Esse lugar existe mesmo e não fica mais em Petrópolis e sim em São José do Vale do Rio Preto, municipio emancipado de Petrópolis. Quem entra em Sao José pela BR 116, vai se deparar com um morro grandioso de pedra e floresta, que fica em frente ao sítio que pertence até hoje à família Jobim. Esse é o morro do Dirindi ou simplesmente Dindi. Lindo, imponente e inspirador. Por baixo fluem as águas do Rio Preto e por cima passam as nuvens ligeiras pelo Vale.

    Curtido por 1 pessoa

  3. André Muniz 9 09+00:00 setembro 09+00:00 2023 / 00:32

    Nada a ver achar que a música é para o lugar. Que pode ter sido até inspirador.
    Mas “um lugar” não vai embora. E nem leva ninguém “consigo”.
    Claro que foi pra uma mulher, no caso Sylvia Telles.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário