História da Música : “Vitoriosa”

Quem conta a história da música “Vitoriosa”, de Ivan Lins e Vitor Martins, composta em 1984, é o próprio Ivan Lins, em sua página do Facebook, que reproduzimos a seguir :

10698522_938799806134368_712641742729928915_nVitoriosa” começou a ser composta apenas a melodia, num vôo de Sampa para o Rio. Um começo de melodia começou a vir, peguei um papel qualquer, desenhei uma pauta e escrevi o pedaço que martelava na minha cabeça. Dia seguinte, na passagem de som de um show no Canecão, retomei o pedaço, me inspirei em Caetano, pus a imagem da minha esposa Valeria na minha frente e caetaneei o resto da melodia. Pedi ao Gabriel Neto, nosso engenheiro de som, para gravar a melodia que foi feita. No dia seguinte, em outra passagem de som, voltei a ficar cantando a melodia. Neste dia, meu filho Claudio estava comigo, chegou perto de mim e começou a cantar uma introdução, com aquela voz de menino de 12 anos (estávamos em 1984) e ficou muito bonito. Pedi novamente ao Gabriel para gravar tudo e me fazer uma fita k-7. Na outra semana mandei uma cópia da fita para o Vitor Martins, disse que tinha feito para a Valeria e ele escreveu aquela letra. Na gravação final da música, um ano depois, que foi feita em New York, com arranjo do Dave Grusin, foi mantida a introdução do Claudio, com a voz dele. Em 1986, foi incluída na novela Roque Santeiro e explodiu no país inteiro. E está aí a historinha.

E, aí curtiram de saber como ela foi feita?

Beijos, Ivan

Curtam o vídeo com a bela interpretação de Ivan Lins :

The Point Carioca

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Apóiem o Blog visitando os sites de nossos anunciantes.

2 comentários sobre “História da Música : “Vitoriosa”

  1. Moa Peraccini 28 28+00:00 março 28+00:00 2022 / 07:07

    Pensei que a música tivesse sido inspirada na Leila Diniz, tem tudo a ver com ela.
    Será que o Vitor Martins não escreveu a música usando ela como referência, para descrever a Valéria, esposa do Ivan Lins? Tudo é possível, porque a Alma não é pequena, parafraseando o Fernando, aquela Pessoa maravilhosa!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário