A Influencia dos The Beatles no Nosso Rock Rural

TavitoTavito, nome artístico de Luís Otávio de Melo Carvalho (Belo Horizonte, 26 de janeiro de 1948) é um músico e compositor brasileiro. Algumas canções compostas por Tavito tornaram-se grandes sucessos: “Rua Ramalhete” e “Casa no Campo” (com Zé Rodrix).

É companheiro de geração de Milton Nascimento e de outros músicos mineiros, como Toninho Horta, Tavinho Moura e Nelson Ângelo.

Em 1970 foi convidado por Milton Nascimento para formar uma banda que acompanhasse o cantor e compositor em shows. Nasceu o Som Imaginário, integrado também por Wagner Tiso, Robertinho Silva, Luís Alves, Zé Rodrix, Frederyko e Laudir de Oliveira (mais tarde substituído por Naná Vasconcelos).

Nessa mesma época, começou a compor com Mariozinho Rocha, Eduardo Souto Neto e Zé Rodrix.

Em 1979, gravou seu primeiro LP como cantor solista, “Tavito“, lançado no ano seguinte pela gravadora CBS. O disco incluiu “Rua Ramalhete“, canção bastante executada e que remete à sua antiga admiração pelo conjunto The Beatles.

Ouçam “Rua Ramalhete”, composição de Tavito e Ney Azambuja:

A partir de 1992, passou a dedicar-se exclusivamente à composição, aos arranjos e à publicidade.

Em 2004, finalizou a gravação de mais um disco, contendo entre outras  canções : “Rua Ramalhete e “Naquele tempo“.

Ouçam “Naquele Tempo”, composição de Mariozinho Rocha e Renato Corrêa:

A bela música mineira também sofreu a grande influência das músicas dos The Beatles.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letras das Músicas:

Fontes:

2 comentários sobre “A Influencia dos The Beatles no Nosso Rock Rural

  1. Renato Cavalcante 27 27+00:00 julho 27+00:00 2012 / 17:22

    Valeu Sérgio! O Tavito é por muitas vezes esquecido ao se citar o Clube da Esquina onde no entanto teve participação importante como músico no som Imaginário onde tocava um violão acústico maravilhoso fazendo a base harmônica (embora efetuasse também lindos solos). Aliás o conheci pessoalmente pois frequentava a casa dos primos Marco e Vera Versiani meus amigos que moravam no mesmo prédio dos meus pais no Largo do Machado.Abraço.

    Curtir

  2. The Point Carioca 28 28+00:00 julho 28+00:00 2012 / 15:22

    Isso mesmo, Renato. Os grandes musicos da MPB sao esquecidos pela midia brasileira, mas sempre lembrados pela midia internacional. Ainda bem que temos a internet para relembrar e divulgar para essa geracao atual uma parte da nossa verdadeira cultura musical. Abracos.

    Curtir

Deixe um comentário